Preço final de um móvel: como calcular?

Descubra como calcular seus custos e definir preços competitivos para obter lucros significativos.

Por Redação | 17 de outubro de 2018 às 14:00

Um valor deixado de lado pode alterar sua margem de ganho, por isso vale a pena conhecer as etapas que não podem faltar para você calcular de forma correta o preço final de um móvel.

O Clube Duratex traz 6 técnicas de cálculo que vão auxiliá-lo na composição do preço de um produto.

Custo direto do produto

O custo direto é tudo aquilo que é necessário para a produção de um móvel e que necessita ser precificado unitariamente.

Exemplo de custos diretos: painéis de MDF e ferragens.

Como calcular o preço final de um móvel?

Gastos indiretos de fabricação mensais

Gastos indiretos também precisam ser calculados e colocados no custo final. Sendo assim, sempre leve em consideração tudo aquilo que normalmente é ou pode se tornar um custo mensal e que possa ser dividido por tempo de utilização.

Exemplo: energia elétrica e transporte.

Custo de mão de obra

Todo profissional tem um custo mensal. É essencial a definição do salário de cada funcionário ou da retirada mensal do caixa de acordo com a quantidade de horas disponíveis.

Quantidade de horas

Calcule o tempo gasto em todas as atividades para executar o projeto do começo ao fim. Isso é muito importante, porque reflete na capacidade de execução de sua marcenaria.

Os itens podem ser compostos conforme o exemplo abaixo:

Cálculo de matéria-prima

É importante ter total conhecimento do quanto se gasta com matéria-prima na confecção do móvel. Detalhe o máximo possível o móvel a ser fabricado – plano de corte, quantidade e dimensão. Com esses números na mão, calcule a matéria-prima por m².

Preço final

Com todos os custos de cada etapa acima devidamente calculados e somados, inclua a margem de lucratividade (o quanto você deseja receber pelo seu trabalho).

Para finalizar, inclua também os impostos a serem pagos – esses valores variam conforme cada tipo de empresa.

Como calcular o preço final de um móvel?

Ao calcular, tenha muito cuidado para que essa soma não gere um preço acima do praticado pela concorrência.

Ao final desse processo, com o preço final definido, você terá valor o suficiente para cobrir todos os custos envolvidos em sua marcenaria e gerar cada vez mais lucro.

Dicas do Clube Duratex

• Após o valor de venda estar definido, compare-o com os preços da concorrência. Dessa maneira você avalia se seu preço final está competitivo.
  • Muita gente se esquece de colocar nos cálculos o gasto com a divulgação da marcenaria, apesar de isso fazer parte dos custos indiretos.