6 cuidados que você deve ter ao definir a melhor organização para sua marcenaria

A ansiedade em eliminar os problemas ocasionados pela desorganização pode custar caro. Entenda neste post como é possível organizar a sua marcenaria sem a necessidade de grandes investimentos e de forma sustentável.

Por Redação | 11 de março de 2020 às 11:04

Você já aprendeu aqui no Clube que organizar a marcenaria proporciona inúmeros benefícios, além de garantir um ambiente favorável para que todos trabalhem de forma tranquila. A organização contribui para que o negócio cresça de forma sustentável, já que os desperdícios podem ser reduzidos de forma considerável ou até mesmo eliminados definitivamente.

O grande desafio para muitas marcenarias é saber por onde começar essa organização. Afinal, a corrida para cumprir os prazos de entrega, bater a meta de vendas e atender as dúvidas dos funcionários diariamente acaba consumindo o tempo e a energia de muitos empresários.

Impulsionados pela ansiedade de eliminar os problemas ocasionados pela desorganização, os donos de marcenarias acabam investindo em soluções equivocadas. Afinal, eles acreditam que a organização da empresa está única e exclusivamente relacionada com o investimento em tecnologia, aquisição de grandes máquinas e consultorias milagrosas.

Atenção: esses investimentos só farão sentido se o proprietário da marcenaria entender que a mudança deve começar muito antes… O agir de forma consciente é o que fará a diferença para o sucesso de uma marcenaria organizada. Por isso, separamos 6 superdicas dos cuidados que qualquer marcenaria deve ter para se organizar de forma certeira. Vamos conferir? 🙂

1) O proprietário deve saber delegar

O primeiro passo é alinhar as expectativas com cada funcionário, além de fazer reuniões rápidas para feedbacks individuais. Demonstrar a sua confiança no trabalho de cada colaborador será um grande estímulo para uma relação de interdependência natural, gerando os sentimentos de autorresponsabilidade e pertencimento.

2) A marcenaria deve ter processos

Se você ainda não tem processos na sua marcenaria, pare tudo! Inúmeros equívocos podem acontecer pela falta de processos. Os mais comuns ocorrem durante a montagem de um projeto, no qual o desperdício de tempo e matéria-prima podem jogar pelo ralo todo o lucro da marcenaria.

3) Pense duas vezes antes de investir em uma máquina

Engana-se quem acredita que uma máquina resolverá todos os problemas de agilidade e organização. Dessa forma, existem muitas variáveis que devem ser consideradas na hora de fazer esse investimento. Enfim, o primeiro passo é descobrir o retorno que a máquina desejada vai proporcionar para sua marcenaria. E ainda: será necessária a contratação de operadores especializados? Em qual espaço da produção a máquina ficará alocada? Qual é o seu custo de manutenção? Pense e repense antes de investir pesado. 🙂

4) Garanta que todos os seus custos estejam no seu preço de venda

Contemplar todos os custos da sua marcenaria no seu preço de venda é fundamental para não comprometer o lucro do seu negócio. Assim sendo, saiba como fazer esse cálculo de forma certeira acessando o post sobre mais lucro na marcenaria.

5) Faça um plano de ação antes de colocar a mão na massa

Em suma, planejar de forma detalhada e compartilhar o planejamento da organização da marcenaria com cada funcionário. Isso é muito importante para que os resultados apareçam ao longo do tempo. Adicionalmente, uma dica é colocar um nome para o projeto: quanto mais criativo, mais chamará a atenção dos seus funcionários.

6) Compartilhe com seus funcionários os resultados da organização

Enfim, compartilhar o resultado do trabalho realizado será muito positivo. Afinal, assim o engajamento da equipe será cada vez maior.

Gostou? Então fique de olho no Clube para mais dicas como esta!