Planejamento Estratégico na Marcenaria – Como criar um plano para sua marcenaria

Qual é o modelo de negócio da sua marcenaria? Descobrir essa resposta é o primeiro passo para obter sucesso na construção de um super plano estratégico. Quer saber como? Vem com a gente no segundo post da Série Planejamento Estratégico na Marcenaria.

Por Redação | 13 de julho de 2021 às 18:12

Compartilhar

O dia a dia dos empresários marceneiros é repleto de atividades e compromissos importantes. Muitas vezes, a lista de problemas a resolver é tão grande que o empresário mal consegue atender todos os seus compromissos programados para o dia. Com um cenário destes, você certamente deve se perguntar: como poderei criar um planejamento estratégico para minha marcenaria? Já que muitas vezes não conseguimos parar por meia hora para planejar o dia seguinte.

Afinal, o grau de incerteza sobre o futuro ainda é muito grande e tentar antecipá-lo com previsões futuras, o que pode ou não acontecer no mercado, é muito complexo. Por esse motivo, não há razões para o desespero. Ou seja, o fato de você estar aqui já é um grande sinal que deseja resultados diferentes para sua marcenaria. Acima de tudo, o segredo é considerar questões que acontecem hoje e refletir sobre elas.

Manter o modelo atual ou buscar um novo modelo para o planejamento estratégico?

Antes de começar a pensar em construir o planejamento estratégico da sua marcenaria, é preciso pensar qual caminho você vai seguir: manter o modelo atual do seu negócio, buscando maior rentabilidade ou buscar um novo modelo, explorando novos mercados e novos produtos?

Se você considerar manter o modelo atual, significa que o seu planejamento estratégico será focado em reduzir as despesas atuais, melhorar a performance de gestão da sua marcenaria, otimizar os processos internos e eliminar os produtos que não possuem procura. Por outro lado, pensar em um novo modelo significa explorar novos mercados, atender outros segmentos aumentando a sua gama de produtos ou ainda mudar a forma de atendimento ao seu cliente.

Independente de qual modelo a sua marcenaria vai seguir, entenda que o seu plano estratégico deve ser dinâmico, não dependente de uma única estratégia. Do mesmo modo, o seu pensamento estratégico deve estar focado nas seguintes diretrizes:

Definição de quem é o seu cliente
Como gerar valor para este cliente
O que está acontecendo no cenário externo, fora da sua marcenaria

Assim, para dar o próximo passo rumo à construção do plano estratégico para sua marcenaria, serão necessários dois passos fundamentais: definir o modelo que a sua marcenaria seguirá e refletir sobre os diretrizes acima mencionadas.

Dica de Ouro: faça os exercícios de reflexão propostos e fique ligado nos próximos posts aqui do Clube. Vamos mostrar na prática como transformar as suas reflexões em um super plano de ação.