Tecnologia na Marcenaria: O que tecnologia tem a ver com a sua marcenaria e como ela pode melhor desempenho do seu negócio?

Ciência e tecnologia têm ocupado nossas discussões em tempos de pandemia. Com o distanciamento social, aceleramos a implementação de soluções tecnológicas. Mas, muito tempo antes, você já fazia a pergunta: como deixar minha marcenaria moderna?

Por Redação | 6 de julho de 2020 às 16:58

A inovação da tecnologia na marcenaria vem acontecendo há muitas décadas. Mas às vezes parece que ainda estamos esperando carros voadores para nos convencermos de que as mudanças já chegaram.

Queremos ver algo mágico e grandioso, mas, como tudo vai se modificando aos poucos, nós nos acostumamos com o novo sem valorizar a transformação. E, onde podemos atuar provocando essa transformação, permanecemos inertes com a desculpa de que nada mudou tanto assim.

Otimização dos processos

Com essa contextualização, o Clube faz a pergunta: como você vê o seu papel na otimização dos processos da sua marcenaria quando o assunto é promover melhorias, mas, ao mesmo tempo gerar desconforto na equipe? Você usa tecnologia na marcenaria? Sim, porque mudar causa inquietação. Muitas vezes até em quem está confiante de que a mudança é necessária. E se a mudança vier acompanhada de novas tecnologias, aí sim podem aparecer o medo de não aprender e de não dar conta e o apego aos processos já dominados.

Cabine de pintura, desengrossadeira, esquadrejadeira, fresadora, copiadora, furadeira, lixadeira, router CNC, seccionadora, serra circular, serra de fita e tupia. Com quais desses equipamentos você está familiarizado e quais deles podem auxiliar sua marcenaria a incrementar as vendas?

Just in time

As marcenarias são vistas como um modelo “Just in time”. É assim que o pessoal da administração chama as empresas que produzem quantidades exatas do seu produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem precisar deixar seus investimentos imobilizados em grandes estoques. Esse sistema tem uma familiaridade com um tipo produção mais linear e menos celular. Você sabe qual tipo de produção seu negócio utiliza? E sabe se é possível promover melhorias, inclusive tecnológicas, na maneira como seus produtos são fabricados hoje?

Vamos explicar um pouco de cada sistema para que você possa analisar o caso da sua empresa. Na produção celular, as máquinas são agrupadas em blocos, e, normalmente, os profissionais fazem mais de uma etapa da fabricação do móvel. Do corte à montagem, um time menor, dedicado a um único pedido, entrega o produto praticamente pronto. Já na produção linear, o material se desloca nas diferentes etapas que ficam separadas na linha de produção. Cada membro da equipe tem uma habilidade específica e executa essa mesma habilidade em diferentes projetos.

Produção linear?

Em uma análise breve das duas situações, pode parecer que a produção linear é a mais acertada e, ao mesmo tempo, a que requer mais investimento de pessoas e tecnologia. Mas o maquinário disponível para as marcenarias evoluiu muito nos últimos 3 anos e ficou mais acessível. Então, se a sua realidade é uma produção celular, há várias maneiras de implantar uma linearidade parcial que te ajuda a não depender de talentos individuais e passa a estruturar sua empresa em processos que podem ser organizados, aprendidos e replicados por todos os funcionários. Esse é o pulo do gato na transformação tecnológica que você vai fazer na sequência de uma profunda análise sobre como funciona sua produção.

Por isso é importante entender os recursos que você tem e como vai usá-los a favor do desenvolvimento do negócio e da tecnologia na marcenaria. Por exemplo, se você tem de 2 a 4 funcionários e um faturamento de, aproximadamente, R$ 50 mil, talvez não valha a pena ter uma estrutura gigante dentro da fábrica. Além disso, talvez você não tenha capital para um investimento tão grande neste momento. Hoje é possível comprar as chapas já cortadas de fornecedores maiores e começar a produção depois da etapa de corte, economizando na compra de máquinas para a fase inicial.

Cenário ideal

Este é o cenário ideal? Você vai precisar observar. Outra sugestão é que, para ter um início básico na mudança para um formato linear eficiente, você comece adquirindo uma serra de precisão e uma coladeira de borda semiautomática ou automática e qualificando as primeiras etapas de fabricação. O mesmo funcionário pode até manusear mais de uma máquina. Mas é preciso documentar tudo e não depender da competência dessa única pessoa. Assim, o processo se torna linear.

E se sua produção já é linear? Será que isso garante a maior eficácia da sua marcenaria? É preciso analisar se o processo também se encaixa no melhor formato de gestão. Por exemplo, sua produção é linear, mas, ao final da fabricação de uma cozinha, a equipe resolve montar o ambiente ainda na fábrica para verificar se tudo se encaixa. Será que o tempo está sendo otimizado? Será que há confiança no método? A tecnologia das máquinas não substitui o olhar do gestor. Não é possível terceirizar os problemas do chão de fábrica. Cada caso é único, e você vai ter que fazer esta análise.

Então, desenhe o melhor processo de produção, seja linear, celular ou híbrido, e comece uma pesquisa sobre as máquinas mais adequadas para a realidade da sua demanda. Sabe o que pode te ajudar nessa missão? Os softwares especializados para marcenaria! Tudo está interligado! Vamos falar sobre isso no próximo conteúdo.

Enfim, não perca a sequência dessa reflexão sobre tecnologia na marcenaria aqui no Clube!