Psicologia das cores na marcenaria: saiba como somar cores e sensações (Parte 1)

As cores não têm somente um valor estético, elas também são responsáveis por criar sensações dentro de ambientes

Por Redação | 24 de novembro de 2020 às 17:05

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As cores estão presentes em absolutamente tudo. Todas elas têm significados e nos causam sensações que podem ser positivas ou negativas, dependendo da situação.

Eva Heller, psicóloga, socióloga e terapeuta alemã, escreveu um livro que seria a base para muitas áreas, inclusive design de interiores e marcenaria. O “Psicologia das cores – Como as cores afetam a razão e a emoção” é o resultado de um estudo com mais de 2 mil pessoas de diferentes classes sociais, culturas e profissões. Ele revela que as cores estão vivas em nossa memória.

Seguindo o estudo de Heller, quando pensamos em que cores usar no ambiente, precisamos ter em mente que elas são elementos importantes na concepção do ambiente, porque são capazes de alterar visualmente as dimensões e formas do espaço.

Pensando nisso, separamos algumas cores desse estudo para que você aplique nos seus projetos de marcenaria e mostre que está atento àquilo que seu cliente precisa.

Verde

Antes de mais nada, a cor verde significa esperança, fertilidade e tranquilidade. Segundo o livro, ela tem um poder grande de cura e forte correspondência emocional com a natureza, estabilidade, equilíbrio e harmonia. Então, quando for projetar um ambiente que precise dessas características, use verde.

O Verde Real, da Linha Essencial, pode ser a solução perfeita para o seu projeto, porque traz a floresta para dentro da casa. Do mesmo modo, você pode usar o Mint da mesma linha.

Legenda: Foto 1: Verde real nos armários / Mint na gaveta e no painel

Azul 

Por sua vez, o azul é a cor do céu e do mar e, por isso, traz harmonia ao ambiente. Simboliza responsabilidade, sabedoria, inteligência e confiança. Essa cor tem um efeito calmante nas pessoas e é ideal para ambientes de trabalho e salas de reunião, mas pode servir perfeitamente para outros ambientes, como cozinhas.

O Ultramarino, da Coleção Essência, é sem dúvida um azul marcante. Isso porque simboliza as águas mais profundas do oceano. Já o Sirena tem efeito visual que simula a textura do azul metalizado e reforça o protagonismo do mobiliário, conferindo sofisticação e aconchego.

Além dele, você também pode usar o Azul Secreto, da Linha Essencial, para levar essas sensações ao seu cliente.

Legenda: Foto 1: Azul secreto no painel; Foto 2: Sirena nos nichos do armário; Foto 3: Ultramarino nos armários e bancada. 

Marrom

Em resumo, transmite conforto físico, qualidade e encoraja a organização. É a cor do aconchego, da segurança e da tranquilidade exatamente por sua forte relação com a natureza.

O Gianduia, das linhas Cristallo e Trama, traz a inspiração do tom cinza, com um marrom neutro e quente.  Por sua vez, o Tramato valoriza o handmade, resgatando os processos manuais e a singularidade dos projetos. E o Gobi remete ao couro desgastado.

Legenda: Foto 1: Gianduia nas portas do closet; Tramato na parte interna do armário; Foto3: Gobi nas gavetas.

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Preto

Em suma, o preto remete à formalidade, elegância, riqueza e mistério. Se não usado em excesso, é uma cor que pode trazer muita sofisticação aos espaços da casa.

O Portoro tem como características a textura acetinada e o brilho suave. O painel ganhou o substrato MDF Ultra Premium, produto pioneiro em sua categoria, que oferece resistência superior à umidade. Além disso, o padrão Noturno é uma releitura dos painéis metalizados. E o Eclipse traduz a essência do aço galvanizado em sua forma mais atemporal.

Legenda: Foto 1: Portoro aplicado no painel  e bancada da cozinha; Foto 2: Noturno no armário superior da cozinha; Foto 3: Eclipse na parede. 

Enfim, agora que você já sabe como pode utilizar algumas cores para levar e transmitir sensações que podem satisfazer o seu cliente, aplique-as em seus projetos. Afinal, as cores significam muito mais do que aquilo que os olhos enxergam. Elas são elementos marcados na nossa memória.