Como as cores influenciam nos ambientes e humor?

Muito além da beleza, as cores têm o poder de impactar nos ambientes e no humor

Por Redação | 26 de agosto de 2022 às 12:47

Você já parou para pensar o quão influenciados somos pelos ambientes em que estamos? Pois é. Neste cenário, a cor é uma poderosa ferramenta que atribui aos ambientes inúmeras sensações. É por isso que a melhor opção é olhar além da beleza na hora de escolher as cores de um ambiente.

Na hora de projetar, entender um pouco das sensações transmitidas pelas cores pode agregar ainda mais valor ao seu trabalho. Afinal, você poderá sugerir ao seu cliente as cores que mais harmonizam com o ambiente em que o móvel será instalado. Para te ajudar, vamos te contar um pouco mais sobre o impacto de algumas cores na nossa vida. Continue lendo este artigo e confira!

Azul
O azul é uma escolha frequente em ambientes comerciais, afinal, ele transmite confiabilidade para os clientes. Além do mais, a cor também é conhecida por ajudar a baixar a pressão arterial, limpar a mente e ajudar a estabilizar a respiração.

Além do mais, em tons mais suaves, o azul tem um efeito calmante quando usado como a cor principal de uma sala. Quando aplicado em tons mais fechados, traz elegância e transmite estabilidade, sofisticação e seriedade.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Azul Astral

Rosa
A aplicação do rosa é capaz de transmitir uma sensação de calma, aconchego e pureza. Seus tons mais claros e neutros são muito utilizados em quartos de crianças, afinal, eles promovem sentimentos de amor, diversão e bondade.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Rosa Infinito

Verde
O verde é uma cor que reúne a qualidade refrescante do azul e a alegria e o aconchego do amarelo. Dessa forma, a combinação pode remeter a um ambiente de natureza, que traz uma sensação calmante. Em tons mais escuros, o verde faz o ambiente parecer menor, porém, mais moderno, dependendo da paleta de cores escolhida para a composição.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Verde Floresta

Branco
Ao contrário do que se pensa, não são apenas os ambientes coloridos que instigam a criatividade. Por trazer a sensação de mente limpa, o branco dá abertura para a fluidez de pensamentos, principalmente se houver luz natural.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Branco Diamante

Cinza e preto
O cinza tem uma calma e sofisticação inerentes. Sendo assim, você pode apostar em um cinza sólido, que tem o poder de simbolizar a força, ou optar por um tom mais suave, que transmite sensações mais delicadas. Já a cor preta é capaz de levar sofisticação para qualquer ambiente e, de modo geral, é associada a luxo e glamour, principalmente quando combinada com dourado ou cromado.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Absoluto e Rocha Rara (ou Basalto ou Cinza Sagrado)(Coleção Internos)

Amarelo
O amarelo é uma cor que ativa a memória, estimula o sistema nervoso, promove a comunicação e a criatividade. Entretanto, cada um de seus tons pode gerar uma sensação diferente. Os tons mais vibrantes trazem a sensação de alegria e diversão e anima as pessoas. Já os mais neutros e terrosos são encarregados do sentimento de aconchego e calma. Também vale mencionar que os tons pastel e claros fazem os ambientes parecerem maiores.

Sugestão de aplicação com padrões Duratex: Ocre Solar

Vermelho
De modo geral, o vermelho é uma cor associada a romantismo, paixão e perigo. Dependendo da composição e iluminação, o vermelho se torna incrivelmente versátil e combina com diversos estilos. Entretanto, a cor não é indicada para ambientes que precisam promover relaxamento, como quartos, mas é ótima para ambientes sociais, como sala de estar ou de jantar.

Mega Agosto com DuraCoins e limite em dobro
Agora que você já conhece um pouco do significado de algumas cores e viu exemplos de padrões Duratex para transmitir essas sensações, fica a dica: aproveite a campanha Mega Agosto! É assim: cadastrando suas notas das chapas de padrões Duratex em até 30 dias após a compra, você garante 2x mais DuraCoins para trocar por prêmios incríveis!
1 chapa Duratex = 10 DuraCoins = R$ 10 em prêmios*.Além disso, o limite dobrou também, e você poderá garantir até R$ 1000 em agosto de 2022. Então não perca tempo! Cadastre já suas notas clicando aqui e aproveite!