Tamburato: aprenda a fazer móveis mais robustos e nobres utilizando essa técnica

Técnica italiana, que é tendência no Brasil, permite que você crie peças mais “grossas” mesmo usando chapas de MDF mais finas

Por Redação | 8 de novembro de 2019 às 16:37

Você sabia que é possível fazer peças robustas, bonitas e leves usando MDF? Uma técnica italiana, tendência no Brasil, permite que você crie peças mais “grossas” mesmo usando chapas de MDF mais finas. E tudo isso sem perder a qualidade.

Crédito: Tamburato do Brasil / Divulgação

O Tamburato, ou painel colmeia, consiste em uma estrutura interna (papel reciclado ou ripas de madeira ou MDF) revestida com MDF. Assim, você cria uma peça mais robusta, sem precisar investir em várias chapas mais grossas.

Essa peça teve origem na Itália, e o conceito remete à palavra tambor. No Brasil, é confeccionado na produção de peças de alto padrão. Isso porque o engrossamento valoriza o móvel, deixando-o com aparência nobre.

Créditos: Archi Expo / Pizzini Falegnameria

Por exemplo: se você quer produzir um tampo de mesa de 50 mm, em vez de colar várias chapas umas às outras, você pode optar pelo Tamburato, seguindo os passos abaixo.

1. Use uma chapa de 6 mm para a base, nas medidas do tampo que quer criar.
  2. Faça o ripamento em todo o perímetro da peça, colando as ripas à base.
  3. Por fim, cole outra chapa de 6 mm no outro lado da estrutura e pressione a peça, usando sargentos para ajudar na fixação.

Pronto! Você tem um tampo de mesa leve, que suporta grandes pesos, e, ainda assim, tem toda a robustez de uma peça nobre.

Se você gostou dessa dica e quer mais informações sobre o mundo da marcenaria, continue acompanhando o Clube Duratex!

Siga o Clube Duratex no Instagram e fique por dentro das novidades. Clique aqui!