Parcerias e redes de apoio e de indicação — Como fortalecer isso na sua marcenaria?

O mundo deu uma guinada nos últimos dois meses e um elemento apareceu como solução em muitas comunidades: a solidariedade. Nos negócios, podemos substituir esta palavra por outra de igual importância: parceria!

Por Redação | 3 de junho de 2020 às 11:42

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Com a pandemia, já não se vende mais como antes. Por isso fazer parcerias, neste momento, pode amenizar o impacto dessa redução. Portanto já falamos de parcerias com arquitetos em outro artigo com dicas de melhoria de processo que podem trazer mais aliados para o seu negócio.

Alianças

Só que, agora, queremos abordar sua capacidade de fazer alianças e propor relações de ganha-ganha para além do projeto propriamente dito. Uma espécie de inteligência social que é, genuinamente a favor parcerias em que todos lucram. É hora de usar sua criatividade para propor ações fora do comum a novos interlocutores com o seu mercado potencial.

Por exemplo, você conhece os empreendedores da construção civil? Nada de grandes incorporadoras, mas aqueles que constroem casas como investimento, para depois vendê-las com todo charme de uma casa nova e mobiliada, sabe? E imobiliárias? Você tem contatos que poderiam acessar corretores de imóveis, gente que conhece muita gente.

Outro bom contato são aquelas pequenas empresas de reparos na construção civil. Tem aquele pedreiro competente que está fazendo uma pequena obra na casa do pessoal que está de home office e não pode mais adiar aquele conserto, né? Ele pode indicar um bom marceneiro para a família melhorar o ambiente residencial em um momento em que vamos ficar tanto dentro de casa.

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Parceria

Então a provocação deste texto é para que você amplie sua visão no assunto parceria. É hora de você procurar amigos, conhecidos – até de outros setores – para arejar as ideias. Se no artigo anterior propomos que você revisasse e-mails antigos, cartões, agendas para buscar possíveis clientes, no CPF dessas pessoas, agora é hora de fazer a mesma coisa na busca por CNPJs amigáveis como alvo de retomada de comunicação ou construção de um novo relacionamento.

Não temos uma receita pronta para esta missão. Até porque cada região do país está com uma realidade diferente neste momento. Além disso, existem as peculiaridades de cada comunidade e de cada negócio. Mas nossa intenção é colocar em prática aquela máxima tão conhecida há alguns anos que diz que devemos pensar fora da caixa. Como você pode reinventar sua marcenaria? Como pode trazer novos trabalhos para rodar sua linha de produção?

Por fim, chame sua equipe, converse com sua família e faça aquela tempestade de ideias. Já virou clichê falar de um novo normal. É consenso entre os futuristas de plantão. E se isso for real, é bom você construir a nova realidade que lhe convém abusando das parcerias e fazendo mais e melhor do que fazia antes destas transformações.

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