Processos Eficientes: Estoque e Gestão de Produtos

Saber administrar bem um negócio com processos eficientes é a chave para o sucesso. No ramo da marcenaria, não é diferente. Iniciaremos esta série falando de estoque e gestão de produtos.

Por Redação | 21 de janeiro de 2019 às 17:04

Compartilhar

É de extrema importância que o empreendedor defina processos eficientes em diferentes aspectos do seu negócio: estoque e gestão de produtos, administração financeira, realização de orçamentos, organização dos departamentos, captação de clientes, investimentos em tecnologia, contratos, produção, armazenamento, logística, entrega e muitos outros.

É fundamental que todos os processos estejam muito bem alinhados e definidos. Confira abaixo algumas dicas e sugestões de processos relacionados à gestão de produtos e estoque que não podem faltar em sua marcenaria.

Estoque e Gestão de Produtos

O estoque depende da logística para que você possa definir os produtos que podem ser comprados ou não, de imediato ou diante da demanda. Se sua marcenaria estiver próximo a uma revenda, evite estocar o que estiver disponível a pronta-entrega.

Estoque e Gestão de Produtos

Estoque apenas produtos e insumos de uso constante, como cavilhas, corrediças, dobradiças, cola PVA, dispositivos de montagem e parafusos do tipo estrutural. Ferragens especiais, ainda que utilizadas em móveis específicos, também podem ser estocadas com critério.

Estoque e Gestão de Produtos

Existem aplicativos que podem planejar a produção de um móvel já com as necessidades exatas do que deve ser comprado.

A armazenagem só vale a pena se os painéis tiverem giro rápido. Eles devem ser armazenados sempre alinhados, para evitar empenamento. Em pallet sobre pallet, assegure-se de que os calços estejam perfeitamente alinhados. Na área de estoque, os painéis devem ser armazenados na horizontal.

Mantenha-os longe de materiais inflamáveis, como verniz, tíner e selador. Também mantenha a área de estoque ventilada, limpa, iluminada e com espaço para circulação.

Materiais sem uso são um grande problema, pois restringem o capital de giro e podem acarretar riscos de dano às mercadorias com prazo de validade.

Deixe itens mais pesados no chão ou sobre uma plataforma mais baixa, para facilitar o transporte, e acomode os mais leves em prateleiras superiores ou empilhados.

O ideal é que todo o processo seja feito por pessoas que tenham conhecimento administrativo e técnico.

Organização e fluxo de utilização devem ser planejados, ou seja, com o conhecimento de cada momento de utilização, ganha-se tempo e se reduz a utilização da hora de mão de obra.

Esse controle é importante justamente para entender a demanda e a rotatividade do estoque da sua marcenaria.

No próximo artigo da série Processos Eficientes, vamos falar sobre administração financeira. Acompanhe!

Fique por dentro das novidades seguindo o Instagram do Clube Duratex.