Você sabe o que é mark-up e sua importância para a marcenaria?

Neste artigo vamos iniciar uma explicação sobre mark-up. Existem muitas variáveis, além dos materiais, que influenciam na margem e que devem ser consideradas para calcular o preço de venda. Veja o que é preciso para ter um mark-up ajustado.

Por Redação | 27 de setembro de 2019 às 16:13

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Quem trabalha com fabricação de móveis está, a todo o momento, perguntando se o seu multiplicador para calcular o preço de venda está correto. Falaremos neste artigo sobre os 2 pontos principais ao se estabelecer essa margem na marcenaria. Daremos atenção principal a uma questão que acaba sendo esquecida na hora da definição do preço.

Como conceito, mark-up é um índice aplicado ao custo de um produto para obter o preço de venda do bem ou serviço comercializado. Aplicando um mark-up correto, é possível chegar a um valor que gere lucro para a marcenaria.

Três pontos do mark-up

Em suma, para obter o índice, é preciso aplicar uma fórmula que leva em conta três pontos:

– Despesas fixas;

– Despesas variáveis e impostos relacionados;

– Margem de lucro.

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Então, entenda que precisa considerar todas as despesas e custos e, em especial, a quantidade de horas a serem gastas na produção dos móveis. Principalmente em pequenas marcenarias, que fazem um maior uso da mão de obra, é preciso ter controle sobre a complexidade da confecção dos produtos. Além disso, um problema que ocorre muitas vezes em um processo mais artesanal de produção é considerar apenas os materiais e deixar de lado o recurso da mão de obra.

Enfim, saber calcular corretamente o mark-up é fundamental para que a sua marcenaria gere lucro. Por isso, continue acompanhando os conteúdos do Clube Duratex para receber mais dicas sobre esse tema.