Os melhores tecidos para móveis

Na hora de escolher tecidos para revestir móveis, alguns fatores devem ser levados em conta para que a melhor decisão seja tomada. Confira algumas dicas!

Por Redação | 15 de dezembro de 2021 às 10:28

Compartilhar

Além de escolher tecidos para revestir móveis que combinem com o estilo do cliente e da sua casa ou negócio, também é preciso pensar em sua aplicação: área interna ou externa, presença ou não de crianças, clima da região.

Os tecidos ajudam a personalizar qualquer ambiente, entre eles sala, quarto, cozinha e até banheiro. De móveis de parede, poltronas e divãs a cadeiras, sofás e cabeceiras de cama, as cores e texturas são capazes de dar uma nova cara e trazer alegria para o ambiente.

Portanto, dar atenção especial à padronagem e à resistência do material em certos modelos, estilos de móveis e necessidades do cliente pode ser um grande diferencial. Escolher um tecido a partir da sua função é a primeira consideração a ser feita.

Fatores a serem considerados na hora da escolha do tecido

Para um móvel como sofá ou divã, que as pessoas usarão para um descanso mais prolongado, deve-se levar em conta o conforto. Por isso, tecidos com uma textura mais agradável, que não traga sensação de incômodo, devem ser priorizados.

Tecidos fáceis de limpar são ótimos para aparadores e locais onde se apoiam copos e outros objetos úmidos, portanto, neste caso, o critério importante é a impermeabilidade. Outro fator a ser considerado na hora de escolher um tecido para essa função é a resistência à poeira.

A durabilidade do tecido também é importante. Deve-se considerar tecidos resistentes e fáceis de limpar em ambientes com crianças, animais de estimação e  pessoas alérgicas.

Em alguns casos, a região deve ser levada em conta também. Em lugares quentes, como uma casa de praia, é preferível usar tecidos que tenham algodão. Já em regiões frias, é aconselhável o uso de tecidos quentes.

No caso das áreas externas, o ideal é um tecido resistente à água. Um exemplo é o acquablock, que é impermeável e pode ser encontrado em diversas cores e estampas.

Principais tipos de tecidos para móveis

Jacquard: tecido de luxo, normalmente tem desenhos elaborados em diferentes relevos. É super-resistente e fácil de limpar, o material lembra uma lona. Apresenta um grau de impermeabilidade favorável para o estofamento de móveis.

Sintético: É impermeável e resistente. O ponto negativo é que os tecidos sintéticos tendem a ser frios no inverno e quentes no verão.

Couro: é fácil de limpar, altamente durável e, claro, muito charmoso.

Couro sintético: apresenta a mesma facilidade na hora de limpar, mas é menos durável do que o couro legítimo. É necessário ter cuidado para que ele não resseque com o tempo.

Veludo: Pode ser natural ou sintético, é resistente e durável. Tem diversas opções de cores. É quente e apresenta toque macio e suave.

Camurça: É resistente e bom para quem tem animais de estimação. Também é quente e superconfortável.

Linho: Esse tecido de luxo tem fibra resistente e macia e é muito recomendado para móveis. Oferece frescor que combina muito com climas mais quentes.

Sarja: Tecido maleável e resistente, também é ideal para climas quentes.

Suede: Esse é um tecido relativamente fresco e oferece conforto por causa do seu toque macio. É fácil de limpar, mas, no caso de líquidos, pode manchar e por isso deve ser limpo imediatamente.

Seda: É um tecido de luxo clássico e brilhante, quente no inverno e fresco no verão.

Facto Dunas: Tecido impermeável, com qualidade superior à dos revestimentos convencionais. É versátil e resistente ao uso contínuo, sem perder o toque macio e suave proporcionado pelo acabamento em poliuretano.

Chenile: Com composição de algodão e viscose, é firme, macio e com textura agradável. Precisa ser constantemente limpo, pois apresenta vincos favoráveis ao acúmulo de poeira.

Acquablock: Tem boa qualidade e durabilidade e é uma opção impermeável que serve, principalmente, para revestir móveis que ficam em áreas externas. Também é perfeito para quem tem animais domésticos, pois é fácil de limpar.

Waterblock: Tecido impermeável e que apresenta bastante durabilidade, sem o risco de esgarçamento. É livre de formação de fungos e rachaduras e é mais sustentável que os demais.

Acquatec: Esse é um tecido inteligente, com tecnologia fundamentada em conceitos de biomimética e que protege contra a ação do sol, repele a água e é bastante resistente.