Como manter sua marcenaria em constante evolução

O sucesso da sua marcenaria depende da evolução constante do negócio. Aprenda neste artigo as melhores estratégias de crescimento.

Por Redação | 26 de março de 2019 às 11:19

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No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar. A marcenaria que quer se manter e se destacar no mercado precisa estar sempre buscando inovações que a diferenciem da concorrência.

Mas só isso não basta. É necessário também pensar a estratégia de crescimento do seu negócio. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia de principais estratégias que você deve adotar na administração da sua marcenaria para mantê-la em constante evolução. Acompanhe!

Defina metas em curto prazo

Quando se tem uma ampla visão de mercado e do comportamento do público-alvo, fica mais fácil estabelecer metas em curto, médio e longo prazo. Então qual é o seu objetivo maior? Que tal definir também metas de curto prazo?

As metas de curto prazo são tão importantes quanto as de longo prazo, que comumente são as de maior impacto dentro da empresa. Por isso, tente manter o foco nessas metas que podem ser concretizadas rapidamente. Afinal, isso vai facilitar seu processo de crescimento.

Encontre seu diferencial

Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que te faça se sobressair entre as concorrentes. Por exemplo: atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior etc.

Encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios. Então entenda as necessidades de seus clientes e ofereça a melhor solução para elas.

Foque em inovações

Não há como falarmos de evolução sem mencionar a inovação. A inovação é ponto crucial para manter a empresa em constante evolução. É preciso atender às mudanças do público, e, para atrair novos clientes, sua marcenaria precisa apresentar diferenciais atrativos.

Há oportunidades de expandir seu nicho de mercado com inovação de produtos ou aperfeiçoamento do seu produto e serviço. Dessa forma, é bom analisar essas oportunidades e desenvolver um plano de crescimento baseado na inovação.

Faça uma análise de desempenho

Outra coisa importante que a gestão de sua empresa precisa analisar é todo o histórico da marcenaria para descobrir o que pode impedir que o negócio cresça. Quais são os pontos críticos da marcenaria? Como anda o processo de logística? Existem muitas dívidas em nome da empresa? Qual é o nível de experiência da empresa?

Conhecendo a fundo as necessidades do empreendimento, fica mais fácil realizar as mudanças necessárias. Dessa forma você cria um planejamento e prepara o terreno para um crescimento exponencial.

Invista em alianças comerciais

Investir em alianças comerciais pode ser uma maneira de impulsionar o crescimento dos negócios. Uma parceria bem executada é capaz de aumentar significativamente as vendas de móveis.

Aliar-se a outras empresas ajudará o seu negócio a ampliar o campo de atuação e a conquistar mais clientes. Um parceiro pode ser um investidor, fabricante, fornecedor, divulgador ou alguém que venda seus produtos e serviços em troca de comissão, por exemplo.

Podemos, então, afirmar que um dos maiores investimentos do seu negócio deve ser em conhecimento. Afinal, ele abre grandes oportunidades para empresas de qualquer porte.

Confira também técnicas de Gestão de Processos, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Estoque e Gestão de Produtos e conte com uma equipe treinada para crescer.